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Pra vencer na vida tem que pagar o preço

A professora perguntou a um de seus alunos onde o seu pai trabalhava e ele respondeu que achava que era numa empresa chamada Sofrimento. Assustada, ela pediu que explicasse melhor o que significava isso. Aí o menino falou que todos os dias pela manhã, após o café, ouvia o pai dizer para a mãe: “Mulher, vou para o sofrimento novamente para garantir o sustento da casa”.

Quantas pessoas passam anos e anos fazendo o que não gostam e reclamando que as oportunidades só aparecem para os sortudos?

Segundo pesquisas, em torno de 70% das pessoas são infelizes no trabalho por fazerem o que não gostam. E grande parte dessas pessoas está mais preocupada com a própria sobrevivência, entregando resultados abaixo das expectativas dos clientes e de suas empresas. Cumprem estritamente suas obrigações, mas com o pensamento em atividades que gostariam de realizar em outros campos. Dizem que estão momentaneamente na função por força da necessidade enquanto concretizam os seus objetivos.

A verdade é que o preço para vencer na vida é alto e nem todas as pessoas estão dispostas a pagar o que lhes é cobrado. Com isso, contentam-se com pouco fazendo o que não gostam, pois a primeira coisa que teriam de fazer é mudar de atitude. Para isso, duas perguntas são importantes: Quer mudar de vida? Quer saber quem pode ajudar você a mudar? É só colocar-se em frente ao espelho que ele tem a resposta.

Como disse o pensador William J. Johnson: “A mudança mais significativa na vida de uma pessoa é uma mudança de atitude. Atitudes corretas produzem ações corretas”. Portanto, a mudança de atitude pode mudar a história de qualquer pessoa, desde que esteja realmente disposta a mudá-la.

Para ter certeza de que as pessoas estão dispostas a trilhar na estrada que leva ao sucesso, basta analisar as respostas quando são feitas as perguntas abaixo:
1) Quem quer chegar ao sucesso? Com certeza, a quantidade de pessoas que estão dispostas é bastante grande. É provável que a maioria das pessoas diga “sim”.
2) Quem quer pagar o preço para o sucesso? A quantidade de pessoas já não é tão grande, pois muitas desistem antecipadamente sem nem saber qual é o preço a pagar.
3) Quem pagou o preço? Aí a coisa já muda de figura, porque apenas as pessoas vencedoras, em número bem menor, chegam ao objetivo. São as que acreditam em si, são determinadas, persistentes, dedicadas, comprometidas e que empregam muita energia mental e física rumo ao sucesso, enfrentando e superando os obstáculos que encontram pelo caminho.

Em qualquer ramo de atividade, seja como funcionário ou empresário, para ter sucesso, é de suma importância investir boa parte do tempo, esforço, talento etc. para que se obtenha o retorno do investimento. Mas, na prática, muita gente sonha em colher bons frutos sem ter plantado nada. O solo mais fértil do mundo permanecerá estéril se nele nada for plantado, cultivado, irrigado e nutrido.

É pura ilusão uma pessoa ficar esperando que as coisas mudem sem nenhum tipo de esforço nesse sentido. Esse sonho nunca será concretizado.Quando se faz o que não gosta, a única maneira de mudar a situação é qualificar-se para a realização de atividades no campo que lhe dá prazer. Entretanto, enquanto estiver se capacitando, e ao mesmo tempo trabalhando onde não gostaria, em vez de focar apenas defeitos nas tarefas que realiza no momento, é importante também olhar e executar com dedicação as tarefas que dão prazer, mesmo que sejam mais simples. Agindo desse modo, as atitudes negativas serão substituídas pelaspositivas e os dias serão mais produtivos e felizes.

Com atitudes mentais positivas, dando sempre o melhor de si, no sentido de fazer mais e melhor, com certeza, qualquer indivíduo obterá a tão desejada colheita, pois todas as pessoas que os rodeia estarão dispostas a ajudá-lo na caminhada do sucesso. E a constante relação entre dar e receber sempre fará parte da vida de todas as pessoas. Mas vale lembrar: As coisas devem ser feitas naturalmente sem visar retorno imediato, os quais surgirão no momento certo.

Antônio P.B. Braga
Palestrante e instrutor de Vendas e Qualidade no Atendimento

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