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Dez dicas para sua loja vender mais no natal

As vendas de Natal já estão entrando em ritmo acelerado, não cabendo mais ficar falando de crise, mas sim empregar toda energia para aproveitar o resto do ano e vender mais. Uma coisa é certa: uns lojistas vão vender menos enquanto outros vão aproveitar as oportunidades deixadas pelos que ficarão apenas reclamando e, consequentemente, vão ter maiores volumes de vendas.


Com o objetivo de contribuir, seguem abaixo dez dicas que tornarão a sua loja mais eficaz nas vendas de final de ano:


1) Vendedores qualificados e motivados: Para ser eficaz em vendas, os vendedores dever estar preparados técnica e psicologicamente. Para isso, é fundamental que gostem da profissão, sejam felizes na empresa, de modo a estarem sempre motivados e entusiasmados para vender.


2) Excelente atendimento: No mercado competitivo, o diferencial não está mais em satisfazer as necessidades dos clientes com um bom atendimento, mas sim superar as suas expectativas. Fazer com que eles fiquem realmente encantados.


3) Boa liderança: Para que a empresa tenha uma equipe de colaboradores satisfeitos, felizes, motivados, produtivos, com vontade de fazer sempre mais que a obrigação e da melhor qualidade, é de suma importância o papel do líder. Liderar pela influência e exemplo é a chave do sucesso da equipe e empresa.


4) Vitrine organizadas e iluminadas: Por ser o cartão de visita da empresa, de modo que o cliente tenha motivo para olhar e parar, a vitrine não deve ser negligenciada. Com a crise, tenho visto muitas vitrines sem iluminação, para economizar energia, bem como desorganizadas, por falta de gente para arrumá-las. A consequência disso é também a economia de vendas.


5) Ambiente externo e interno convidativo: Tanto a fachada como o interior da loja devem contribuir para que o cliente entre e se sinta bem lá dentro, querendo permanecer por mais tempo. Como os clientes compram com base na emoção e, também, por impulso, uma atmosfera de compra bastante agradável ajudará em muito no aumento das vendas.


6) Boa exposição dos produtos: Produtos organizados e bem expostos atraem a atenção dos clientes, despertando o interesse de comprar. Por outro lado, o oposto os afugenta, mandando-os diretamente para os concorrentes.


7) Foco no público-alvo: Querer vender de tudo para todo mundo não conquista e nem fideliza clientes. Portanto, é fundamental a segmentação de clientes, de modo a definir que público a loja quer realmente atender e ser bem-sucedida, comercializando produtos de acordo com o perfil escolhido.


8) Bom mix de produtos: Uma boa variedade de produtos tem como consequência o aumento das vendas, pois facilita a vida do cliente, que economiza tempo, com mais opções de produtos num lugar só, sobretudo num período de muito movimento no comércio. Entretanto, a loja não pode perder o foco com relação aos produtos e clientes.


9) Boa gestão de estoques: Um bom controle de estoque evitará a falta de produtos. Nada pior do que a loja atrair os clientes para o seu interior e depois querer lhes vender produtos que eles não tenham interesse e necessidades. É perda de tempo e vendas, além de criar uma imagem negativa da loja.


10) Fazer venda adicional: Os vendedores devem estar preparados para fazer venda adicional, aumentando o tíquete médio e volume de vendas. Devem esquecer as velhas e desgastadas perguntas, do tipo: “não vai querer mais nada não?” “Só isso mesmo hoje?” As respostas dos clientes já são previsíveis: são os sonoros “nãos”, quando poderiam comprar mais produtos se forem oferecidos com profissionalismo.

Antônio Braga
Palestrantes que conhece vendas na prática e teoria. Trabalhou mais de trinta anos com vendas em grandes corporações e como empresário, além de ser pesquisador no assunto há quatro décadas.

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