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Histórias

A História de Alexandre Tadeu da Costa Fundador da Cacau Show

A marca se esforça ao máximo para que o maior número de pessoas possa fazer um doce gesto capaz de provocar sorrisos, abraços e beijos.

A empresa nasceu quando o fundador, Alexandre Tadeu da Costa, um rapaz de família humilde, filho de pai tecelão e mãe vendedora de produtos de beleza em domicílio, começou a revender chocolates de uma indústria. Na primeira Páscoa, em 1988, ele vendeu, além de outros produtos, dois mil ovos de 50g. Porém, quando chegou à fábrica, ele descobriu que cometera um enorme engano, por não conhecer o suficiente a linha de produtos da empresa que, na verdade, não fabricava ovos de 50g e não teria condições de fabricá-los antes do domingo de Páscoa para honrar as vendas efetuadas. Frente a isso, preocupado em honrar a encomenda e em não perder o pedido, o estudante, então com 17 anos, comprou a matéria prima necessária e procurou alguém que estivesse acostumado a fabricar chocolates em casa. Em uma loja especializada no ramo, conheceu uma senhora que fazia chocolates caseiros e que veio a ser a primeira funcionária da CACAU SHOW. Comprou formas, embalagens e quantidades suficientes do produto em barras para derreter e em seguida transformá-lo em ovos de Páscoa.


Durante três dias, com uma jornada diária de 18 horas de trabalho devido ao prazo de entrega apertado, foi possível honrar todas as encomendas. Essa operação gerou um lucro líquido de aproximadamente US$ 500. Depois da experiência, Alexandre percebeu que havia um mercado muito pouco explorado de chocolates artesanais e resolveu investir nisso. Com esse capital inicial, a empresa iniciou suas atividades no mês de outubro de 1988 no bairro da Casa Verde, em São Paulo. O empreendimento se estabeleceu em uma pequena sala de 12 m² da empresa de seus pais, vendedores de produtos da Avon e potes da Tupperware, que inicialmente foi cedido sem custo por seis meses. Após esse período inicial, ele passou a pagar aluguel. Nessa época, o processo de produção era bem precário: ele e o amigo produziam e saíam vendendo as guloseimas em padarias, contando também com a ajuda de alguns poucos revendedores.


Porém, foi preciso mudar a estrutura de distribuição, pois, para o tipo e o custo do produto vendido, ficava muito caro o sistema de comissões e de prazos de pagamento habituais ao canal de venda domiciliar. Foi nesta época que Alexandre optou por atender diretamente a pequenos pontos-de-venda, como bares e lanchonetes, sem contar com a intermediação de atacadistas ou distribuidores. A experiência de sair vendendo pessoalmente, de loja em loja, foi considerada insubstituível pelo empresário, pois graças a ela, sabe exatamente como se vende, conhece profundamente o mercado e o perfil dos compradores, as dificuldades e oportunidades encontradas, podendo, portanto, preparar seus vendedores da melhor maneira para o dia-a-dia nas ruas. Além de vender o produto, buscou também informações técnicas: como fabricar, conservar, embalar, e assim por diante. Nesta busca de aperfeiçoamento da qualidade, fez cursos de vários tipos, desde aqueles oferecidos por grandes fornecedores e revendedores de chocolates em barra até cursos tipicamente voltados para donas de casa.


Um momento difícil para a empresa ocorreu no verão de 1992. Como é natural e ocorre em todos os verões com produtos à base de chocolate, a venda dos produtos da marca caiu acentuadamente. O produto parou de rodar no ponto de venda e, devido à sua curta vida útil, começou a estragar. Todos os produtos deteriorados foram trocados sem qualquer ônus para o varejista. Até aí era uma situação tradicional de verão, quando freqüentemente é necessário “colocar dinheiro” na empresa; foi então que a crise se instalou, porque não havia caixa suficiente para cobrir as despesas. Mais uma vez, Alexandre não ficou parado, reclamando, nem saiu atrás de empréstimos para cobrir as despesas. Ao contrário, buscou oportunidades de longo prazo. Como o fim do ano se aproximava, comprou uma máquina para fazer panettones, e vendeu-os; montou quiosques em feiras de natal para oferecer não só seus chocolates, mas também produtos adequados à temperatura do verão, como salgadinhos e sucos, adquiridos de terceiros: ou seja, quando a situação de seus produtos se complicou, a empresa mudou, rápida e temporariamente, sua oferta ao mercado para poder suprir os problemas e sair em boas condições.


A primeira loja só veio em 2001, construída em um pequeno espaço de 40 metros quadrados, na cidade de Piracicaba, no interior paulista. Pouco depois, ainda neste ano, a empresa implantou o sistema de franquia. Era o que faltava para dar consistência à empresa. Nos anos seguintes foram inauguradas centenas de lojas em várias cidades brasileiras. Em 2005 a empresa ganhou o prêmio de “Melhor Franquia do Ano”, na categoria Cafeteria e Confeitaria. Somente em 2006 fez o primeiro anúncio em televisão. Em 2007, para dar conta da expansão, a empresa abandonou sua antiga fábrica de cinco mil metros quadrados, na capital paulista, e inaugurou uma nova unidade de 17 mil metros quadrados em Itapevi, interior de São Paulo. O novo empreendimento consumiu um investimento inicial de R$ 15 milhões. Para a produção de trufas, carro-chefe da rede, a CACAU SHOW conta com a maior máquina de fabricação de trufas da América do Sul, com capacidade para produzir uma tonelada de trufas por hora.


Em meados deste ano a CACAU SHOW se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo, ao ultrapassar em número de lojas a americana Rocky Mountain. E o crescimento não parou por aí: em 2008, inaugurou 234 novas lojas; e no ano de 2010 atingiu a marca de mil lojas abertas. O sucesso dos últimos anos também foi amparado pelos constantes lançamentos e serviços inovadores, como por exemplo, a implantação do famoso café espresso em alguma de suas lojas; a realização do Festival das Trufas, onde ao comprar 9 unidades a décima sai totalmente grátis; a criação de kits para datas comemorativas, incluindo o Dia dos Namorados, que em 2010 continha um livro Kama Sutra de bolso, creme de massagem sabor trufa (comestível) e plaquinhas de chocolate ao leite com posições do Kama Sutra; além de novos produtos como Fondue; o chocolate quente, que é servido no inverno; o Tablete +Leite, que traz 28% de cacau e é feito com leite de alta qualidade com quase o dobro da quantidade dos outros chocolates, resultando em uma textura cremosa do leite, que acentua o sabor e faz com que o produto derreta na boca mais facilmente; e o Montebello, uma deliciosa “montanha” de marshmallow coberta com o puro chocolate ao leite, disponível nos sabores de Coco Queimado, Tradicional, Maracujá e Coco, além dos sabores sazonais e limitados como Milk-Shake, Papaia com Cassis, Mousse de Limão e Frutas Vermelhas. Em pouco mais de duas décadas, a CACAU SHOW cresceu enormemente e se tornou uma deliciosa história de sucesso ao inaugurar um nicho de mercado até então inexplorado. Com lojas e embalagens semelhantes às de marcas de primeira linha, aliou uma imagem de sofisticação a um preço mais baixo.


Os produtos
A CACAU SHOW oferece uma linha completa formada por 200 produtos tabletes recheados (como a linha Chocoterapia, composta por tabletes com muito mais cacau combinado com os mais inusitados ingredientes como pimenta, erva doce, canela, café e erva cidreira), bombons finos, pastilhas de chocolate com menta, garrafinhas de chocolate ao leite (nos sabores cereja, morango, marula, menta, café conhaque, anis e amareto ao leite), e chocolates especiais com graduações de cacau de 28 a 70%, chocolate sem lactose, orgânico, com certificado de origem, ou seja, diversas opções para todos os paladares. Também conta com linha diet de ovos de Páscoa, bombons, trufas, tabletes e outros. Além disso, sua linha oferece Fondue e panettones.


Apesar da enorme e deliciosa gama de produtos, o principal produto da marca é a trufa, que sem dúvidas são uma verdadeira tentação. Mensalmente são produzidos mais de 15 milhões de unidades, de 25 sabores diferentes, numa receita que recebe mais manteiga de cacau que os chocolates normais. Entre os variados sabores estão trufas recheadas de pimenta e hortelã, avelã, cereja, doce de leite, laranja, morango, coco, maracujá, limão, framboesa, graviola, banana, chocolate branco, menta, café, champanhe, licor de chocolate, torta holandesa e marula. Existem também as trufas com edições limitadas e sazonais. Na época do natal, por exemplo, é lançada a trufa com sabor panettone e chocotone, e no verão, a CACAU SHOW inova com os sabores como pêssego, frutas tropicais, piñacolada, graviola e até caipirinha. Reconhecida como especialista em trufas, a marca já lançou mais de 45 sabores desde sua fundação.


Os slogans
Um Show de chocolate. (2009)
Aqui é fácil fazer alguém feliz.
Qualidade sempre presente.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1988
● Fundador: Alexandre Tadeu da Costa
● Sede mundial: Itapevi, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Cacau Show Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Alexandre Tadeu da Costa
● Faturamento: R$ 400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1.040
● Fábricas: 4
● Presença global: 6 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
● Funcionários: 1.100
● Segmento: Chocolates
● Principais produtos: Chocolates e derivados
● Principais concorrentes: Kopenhagen, Brasil Cacau e Munik
● Ícones: As trufas
● Slogan: Um show de chocolate.
● Website: www.cacaushow.com.br

A marca no mundo
A CACAU SHOW, maior empresa brasileira na produção de chocolates finos, é também uma das maiores franqueadoras do país, sendo a maior rede de lojas especializada em chocolates finos do mundo com mais de 1.000 lojas espalhadas por 27 estados brasileiros. Em 2010 a rede faturou R$ 400 milhões (ou R$ 1 bilhão, se contabilizado o movimento das lojas). Com um olho no mercado interno e outro no exterior, a CACAU SHOW tem ampliado os negócios com outros países. Já exporta para os Estados Unidos e países do Mercosul. Hoje, a empresa atua em três canais de venda: atacado, pela fabricação de chocolate para outras marcas/empresas; varejo, através rede de lojas e de distribuidores; vendendo diretamente ao consumidor final. A empresa possui quatro fábricas - em Itapevi (SP), Campos do Jordão (SP) Capital Paulista e Curitiba (PR) - e uma produção de mais de 14 mil toneladas de chocolates ao ano. Anualmente a CACAU SHOW lança 100 novos produtos.

Você sabia?
● Em relação ao retorno do investimento para lojas franqueadas, a empresa afirma que 82% de seus franqueados o obtiveram até a primeira Páscoa.
● A cada Páscoa a marca vende aproximadamente 4.3 milhões de ovos, detendo, segundo pesquisas, aproximadamente 10% do mercado. Além disso, em 2010, durante o período de natal foram vendidos mais de 2 milhões de panettones.

Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2008/07/cacau-show.html

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