8 de fevereiro de 2017

Artigos

Indo um pouco além do esperado


Quando se deseja fazer diferença na vida, não se deve preocupar tanto com as coisas grandes, mas sim redobrar a atenção com os detalhes, pois são os pequenos acontecimentos que fazem a grande diferença na vida dos vencedores.



O sucesso não é obra do acaso, e sim de muita disciplina, foco, conhecimento, habilidade e atitude. Querer vencer na vida sem se preparar adequadamente, é o mesmo que desejar acertar na loteria sem jogar. Pode até ser possível, afinal de contas pode-se encontrar um cartão premiado, mas convenhamos: é muito mais difícil, não é mesmo?



Porém, a falta de atenção as pequenas coisas, não é o único responsável pelo insucessodas pessoas. Há também o fator pressa. Vivemos em uma sociedade desvairada portempo. O trabalhador dos grandes centros urbanos vive correndo, em busca de tempo paracumprir a tantos compromissos. Não há tempo para o café da manhã, almoço e o jantar com a família, é cena rara, atualmente. As mulheres terminam a maquiagem enquanto dirigem seus automóveis, ou nos transportes públicos.



Caminha-se apressadamente pelas ruas, e se há necessidade de contatar alguém, digita-se uma mensagem no celular durante os deslocamentos, pois até para falar ao telefone, já não se encontra a mesma disponibilidade do passado. As pessoas se acostumam com a vida apressada, e com o tempo ela acaba incorporando ao estilo de vida.



Parece que as pessoas estão mais preocupadas com a quantidade de atividades que pratica, do que com a qualidade delas. Por exemplo, não raro ao iniciar um novo projeto, não se toma os devidos cuidados. Tenta-se implementar muitas coisas ao mesmo tempo, quando o ideal seria consolidar uma etapa de cada vez, como se faz por exemplo, ao subir uma escada.



Isso ocorre com todos aqueles que imaginam que os resultados ótimos podem ser construídos do dia para a noite. Que o sucesso é resultado da velocidade e não da precisãode suas ações. Gente que quer falar um novo idioma em três ou quarto meses, que se deixam levar por falsas ilusões, que desejam facilidade, que pensam que basta pagar e terá tudo que mais deseja. Ledo engano, pessoas assim se esquecem de que o cérebro necessita de tempo para absorver novos conhecimentos, assim como a natureza precisa dele para germinar sementes e produzir alimentos.



Os vencedores sabem onde desejam chegar, mas aprendem desce cedo a diferenciarpressa de eficiente. Não se deixam iludir com muitas atribuições, focam um único ponto e concentram as suas energias nele. São grandes observadores da natureza, e dela retiram o aprendizado para nortear as suas ações. Sabem que colherão o que plantarão, daí o compromisso deles com os detalhes.



Durante mais de quarto décadas convivi com muitos campeões de vendas. Todos eles tinham algo em comum. Por exemplo, sempre entregavam mais do que os clientes esperavam receber, e não se deixavam levar pelas promessas de resultados fáceis. Elessão coerentes, verdadeiros, éticos e usam os detalhes como se fossem os degraus da escada que os conduzirão ao sucesso.



Uma vez, em uma reunião ouvi um jovem principiante na profissão indagar ao seu líder, uma pessoa madura e bem sucedida na profissão, o que ele teria que fazer para vencer na carreira que estava iniciando. Daí, foi aconselhado a se ater aos detalhes.



Sem entender muito bem, solicitou ao líder que desse um exemplo. Daí, o mestre virou-se para os presentes na sala e indagou: “quem aqui atende muito bem os seus clientes?“Todos levantaram as mãos. Então voltou a perguntar ”quem aqui conhece pelo menos um colega que não trata muito bem os seus clientes?” Todos voltaram a levantar as mãos. Logo ele concluiu: “alguém deve estar se enganando”. E concluiu: “isso se chama atenção aos detalhes”.



Pense nisso e ótima semana,


Evaldo Costa

Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: www.evaldocosta.blogspot..com
Web Site: www.evaldocosta.com
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Siga no Twitter/LikedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br

CONTATO
✉ contatos@sitedoempreendedor
✆ +55 55 5555-5555