8 de fevereiro de 2017

Artigos

O Caminho para se empreender com sucesso


Um dos caminhos para quem quer ser um vitorioso, é constituir um negócio. Mas, não é somente criar o empreendimento por criar. É preciso está fundamentado com informações, ter um pensamento sistêmico, acreditar na idéia, ter plena convicção que a proposta de negócio é o que realmente se quer. Porém, o mais importante de tudo é ter competência e habilidade para a atividade, ter o dom para desenvolver o negócio de maneira simples, fácil, sem dificuldade, com amor, de tal forma que a atividade passe a ser um hobby. No momento que se chega a este ponto, o provérbio do Pensador Chinês Confúcio se tornar realidade: “Escolha um trabalho que tu ames e não terás que trabalhar um único dia de tua vida!”
Este pensamento é de tal profundidade que é necessário entendê-lo bem. Assim, está explicito que é preciso fazer o que se gosta, fazer com muito bom gosto, com prazer, com o desejo de se fazer o mais perfeito possível. No momento que se consegue saber qual é o seu dom, sua aptidão. O desenrolar do negócio passa a ser bastante singelo e natural. A busca de informação é essencial para se identificar sua sina, proporcionando uma combinação de circunstâncias ou de acontecimentos da vida que se acredita serem inevitáveis, de maneira que os fatos se concretizam e as ações ocorrem como se fossem um sonho consciente, gerando interdependência entre os diversos componentes do negócio.

Mas, junto a tudo isto é preciso conhecer o mercado e o ambiente que cerca o negócio, e praticar a cultura da inovação. Ter inspiração no empreendimento que possibilite a realização de idéias inovadoras. Desenvolvendo-se produto/serviço com diferencial sobre os outros concorrentes. Por isto é importante que se identifique com a atividade, por que tudo isto acontecerá como consequência natural do seu conhecimento.

Dependendo do tipo de atividade que se desenvolve, é necessário que haja superação do preconceito de gênero, o que pode ser traduzido em melhorias pessoais e profissionais. O desenvolvimento da liderança e constância de propósitos também precisa ser incrementado nas qualidades empresariais, empreendendo valores pessoais, que influenciam o exercício da atividade, sobrepujando os desafios.

É necessário ainda que se tenha uma atuação democrática e transparente para se tomar decisões, respeitando e tendo bom envolvimento com os colaboradores. É imprescindível se relacionar pessoalmente com os clientes, fornecedores, comunidade e parceiros. O que evidencia a participação ativa nos negócios. Conhecendo-se de maneira profunda a empresa, entendendo a necessidade de todos os envolvidos no negócio, desde clientes internos e principalmente externos, aí estão incluídos os parceiros citados.

Para se empreender um negócio é preciso está preparado para ultrapassar os obstáculos, de forma que é que se atue de maneira persistente, sendo determinado, dedicado, comprometido ao ponto de não desistir das idéias diante dos problemas que aparecem, buscando outros caminhos quando necessário, para atingir os objetivos.

Outro fator importante para o sucesso do negócio é ter processos definidos para realizar a gestão de seu negócio. Gerir bem os custos, com atenção a todos os detalhes que são iniciados desde o primeiro telefonema ou contato que é feito com o fornecedor, ai vem o restante, transporte, impostos, taxas... Desta forma, não se deve precificar uma produto apenas fundamentado no preço de mercado. Copiando os concorrentes.

Por isto é relevante o levantamento real do custo do produto, para que se tenha a certeza que se esta tendo lucro. Se o concorrente está vendendo mais barato, pode ter conseguido por um preço menor na compra. Outro fator essencial ao sucesso dos negócios é manter os colaborares motivados, às vezes estes somente querem enxergar que o empresário é o único a ganhar financeiramente com o negócio. Destarte, precisam ser reconhecidos, tratados de modo cortês e acima de tudo remunerado a altura.

O planejamento é uma etapa essencial para se lograr o sucesso, pois é preciso se questionar aonde se quer chegar? Quais estratégias usar para chegar lá? Sempre se tendo visão de futuro. Tirando-se lições dos erros cometidos em seu negócio e disseminando as lições aprendidas, visando à formação de novos empreendedores, que venham a contribuir com o empreendimento.

Todos os incentivos possíveis precisam ser repassados aos seus funcionários. Por que isto contribui para que as pessoas se sintam estimuladas à busca de melhores resultados para o negócio em que trabalha. Oferte ainda um bom ambiente de trabalho, proporcionando conforto e uma estrutura favorável à produtividade. Isto contribui para que os mesmos produzam mais e tragam sugestões de melhorias para o negócio. Destarte, a disponibilização de um local de trabalho agradável, com mobiliários confortáveis, proporciona ao funcionário o prazer de está ali, de modo que venha ao emprego com gosto. Isto o motiva a fazer bem feito o que vai fazer.

Nenhum negócio deve ser constituído sem se conhecer o cliente e o mercado, é importante que se visite empreendimentos concorrentes, se identifique pontos fortes e fracos destes, com vista a se trabalhar no próprio negócio os pontos forte e fortalecer os fracos, para obtendo-se um produto/serviço diferenciado. Desta forma, quanto mais se conhecer as necessidades dos clientes, maior será o relacionamento com os mesmos, tornando uma convivência duradoura. Dando-se a devida atenção às manifestações do cliente, para se propiciar um melhor atendimento às necessidades destes.

É relevante que o empreendedor esteja atento às tendências de mercado e novas tecnologias, se preocupe com a responsabilidade social, com o meio ambiente, tendo uma atenção com as futuras gerações. Pois, o sucesso é construído pensando-se em si e nos envolvidos no processo, qual seja, em toda a humanidade.


José Iomar Batista da Silva
Gestor de Projetos e Analista do Sebrae/Ce
Economista – Pós Graduado em Gestão
Fundador www.sitedoempreendedor.com.br
contatos@sitedoempreendedor.com.br
Blog – http://iomarbatista.wordpress.com
CONTATO
✉ contatos@sitedoempreendedor
✆ +55 55 5555-5555